21 de março de 2016

Dicas para preparar a carne de porco


Além de ser saborosa e versátil, a carne de porco é também mais em conta. Nos últimos anos, a carne tem sido resgatada na alta gastronomia e hoje se encontra nos cardápios de renomados restaurantes. Se você se preocupa com a saúde, vale lembrar que a carne de porco tem menos gordura do que a bovina.

Os chefs são afirmam que, na hora do preparo dessa carne, quanto mais assada, pior fica a textura. “A cultura brasileira é de comê-la sempre bem passada, o que a faz perder o sabor”, diz o chef Ivan Lopes. O ponto ideal é aquele que mantém a suculência. A cor ideal é a rosada.

Marinada

Para conferir sabores e aromas à carne, uma boa dica é caprichar na marinada. O chef Guilherme Guzela recomenda deixar a peça até 12 horas “de molho”. Faça um mirepoix (mistura de cebola, cenoura e salsão cortados em cubinhos), vinho branco, azeite e temperos como pimenta, tomilho, louro, alecrim e sal. Outros condimentos que combinam bem são o limão siciliano, suco ou raspas, e também toques asiáticos como shoyu, mel e gengibre. Se for assar, para evitar que a peça fique ressecada, regue com a marinada de vez em quando para manter a carne macia. Outra recomendação é rechear as peças, como no caso da porchetta.

_
Fonte: Bom Gourmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário