9 de setembro de 2015

5 coisas que irritam um cervejeiro


Existem muitas coisas sensacionais no mundo das cervejas. Podem ser sabores diferentes, aromas complexos, rótulos com designs muito bons ou simplesmente engraçados, pessoas animadas e muito guerreiras (daquelas que atravessam estados só para tomar boas cervejas), etc. Mas existem algumas coisas que deixam alguns cervejeiros bem irritados. Por isso, preparamos uma lista de coisas que irritam um bom cervejeiro, seja em casa ou na rua.

1 – Rótulo informativo da importadora
Por obrigatoriedade toda importadora deve colar um rótulo traduzido que informe sobre os ingredientes daquela cerveja. Tudo bem que a tradução desses rótulos é feita sem muita preocupação, mas qual a necessidade de colar esse rótulo traduzido em cima do rótulo original da cerveja? Ainda mais se for sobre a parte dos ingredientes. Esse rótulo traduzido acaba impedindo que você descubra detalhes da produção daquela cerveja e, além disso, dificulta a retirada do rótulo (caso você queira guardá-lo).

2 – Garçom que leva a tampinha ou a garrafa
Quando você pede uma cerveja num bar, não quer apenas degustar o líquido em si. Existe toda uma experiência de tomar uma cerveja que também inclui ver a garrafa, seu rótulo e sua tampinha. E por sinal, algumas são bem legais e vários cervejeiros fazem coleção.
E é aí que vem a pergunta: por que a pressa do garçom de levar a tampinha e a garrafa embora? Pô, chefia, deixa a tampinha e a garrafa na mesa pra gente...

3 – Garçom que tira seu copo antes do fim
Talvez pela cultura da cerveja estupidamente gelada, às vezes surge uma ansiedade inexplicável de retirar o copo da mesa do cliente como se ela já estivesse esquentando e não devesse estar ali. Muitas vezes, deixar sua cerveja artesanal quieta por um tempo é até bacana para abrir os aromas e sabores de determinados estilos.

4 – Rótulos inconvenientes
Muitos cervejeiros gostam de guardar troféus ou pequenas lembranças de suas experiências de degustação de uma cerveja. Colecionar os rótulos das garrafas é um dos modos de fazer isso. Mesmo utilizando todas as dicas possíveis de como retirar os rótulos, alguns teimam em sair. Ou, pior, quando ele começa a sair bonitinho e quase no final rasga! Nesses casos, a saída é se contentar com a foto da cerveja...

5 – Os “cervochatos”
Os “cervochatos” (Bebedorus Chatium) existem em todas as culturas. Eles habitam algumas rodas de amigos, eventos cervejeiros e bares em geral. Na maioria das vezes, possuem grande quantidade de conhecimento sobre o tema cerveja, costumam se estender muito em assuntos que você não propôs e acham que quanto mais informações puderem expelir, sejam elas verdade ou não, fará com que eles sejam cada vez mais admirados. O que acontece, na maioria das vezes, é que eles se tornam um dos problemas para quem está começando a beber cerveja artesanal.

Apesar de eles acabarem irritando uns ou outros, tente ter paciência com eles, pois são apenas pessoas que querem agradar e existe uma grande possibilidade de você também já ter dado uma de “cervochato” alguma vez na sua vida.

_
Fonte: Maria Cevada

Nenhum comentário:

Postar um comentário