É o maior pedaço e o mais macio do dianteiro do boi. É uma carne relativamente magra e que deve ser cozida. Para o preparo, é muito versátil, podendo ser utilizada em ensopados, picadinhos, assados, cozidos, carne moída, refogados, bifes de panela, carnes recheadas ou preparadas com molho.
Alcatra
Localizada na parte interna da coxa, é a melhor parte do traseiro bovino. É um corte macio e se divide em duas partes: a ponta de alcatra (usada para bifes) e a própria alcatra (boa para assados e grelhados). Também fica excelente no churrasco, porém deve-se evitar cortes finos, pois a carne pode ressecar.
Carne proveniente do lombo do boi, o contrafilé é macio e redondo, e possui uma camada de gordura na lateral que mantém a umidade da carne. É ideal para bifes de chapa, estrogonofe, grelhados, rosbife, medalhões, churrasco, grelha e assados.
Coxão duro
É um músculo grande, com fibras rijas e a gordura é concentrada na parte externa. Exige cozimento lento, e é ideal para assados de panela, rosbifes, carne recheada ou cozidos.
Coxão mole
É um músculo do interior da perna, arredondado, com fibras curtas e consistência macia. Indicado para assados, ensopados, picadinhos, milanesas, bifes finos e enrolados.
_
Fonte: Nestlé
Nenhum comentário:
Postar um comentário